19 de set. de 2014

Por: Eugênia Adamy - A Importância do PIBID

A IMPORTÂNCIA DO PIBID
Quando entrei na universidade, já tinha em mente participar do PIBID, pois tenho amigos que entraram para o programa antes de mim e que me relatavam as experiências que adquiriam. Assim que as inscrições foram abertas, não pensei duas vezes em participar e, felizmente, fui selecionada.
O PIBID é, sem dúvidas, um dos melhores programas de bolsas que os alunos da licenciatura poderiam ter. Posso dizer que aprendo mais com o projeto do que com a própria faculdade no que tange ao exercício da minha futura profissão, de ser professora. Ele permite o contato direto com as escolas, conhecer a realidade da educação, estar a par de métodos alternativos pedagógicos e, também, pesquisa científica. O PIBID faz o acadêmico amadurecer na sua carreira e se tornar seguro do que escolheu.
Quando entrei para o PIBID, trabalhei na Escola Félix da Cunha, com alunos do ensino médio politécnico. Porém, eu entrei no final daquele projeto e, por isso, acabei vivenciando apenas a sua prática. Neste novo projeto, estou aprendendo, através das reuniões de área, muitas coisas teóricas que antes me faziam falta. As discussões acerca dos documentos relacionados à educação são extremamente necessárias para qualquer professor. Lemos os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental e do ensino médio, PCN +, LDB e Temas Transversais. A partir das leituras e dos seminários realizados nas reuniões, juntamente com as discussões que foram surgindo, foi possível aprender e refletir muito.
Atualmente estou trabalhando na escola Ginásio do Areal, com alunos da EJA do fundamental. As reuniões interdisciplinares estão sendo muito boas e até então o grupo pareceu muito colaborador e com boa vontade de produzir. O diagnóstico escolar está quase pronto e, através dele, pude perceber que a escola tem uma boa infraestrutura para receber os alunos, apresentando alguns problemas como a falta de funcionários e evasão escolar. A organização dos setores é excelente e a EJA funciona muito bem, apesar de não muitos alunos. Além disso, já estamos com um projeto interdisciplinar em mente, já elaborando a primeira oficina a ser realizada com os alunos.
Enfim, deixo claro que participar do PIBID foi uma ótima experiência para mim, e pretendo ficar por mais tempo para aprender ainda mais: lá é possível trabalhar em grupo, enxergar a realidade do espaço escolar, aperfeiçoar a vida acadêmica, aprender a enxergar interdisciplinarmente, estar em contato com o aluno e etc, sendo, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades que um aluno da UFPEL poderia vivenciar.


Eugênia Adamy Basso – Letras Português/Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário